WAMECA – Media Foundation For West Africa

wameca-logoo

WAMECA 2022: convite à apresentação de reportagem

A Fundação dos Media para a África Ocidental (MFWA) está a solicitar submissões de reportagens para a edição da Conferência e Prémios de Excelência dos Media da África Ocidental (WAMECA).

A WAMECA 2022 terá lugar de 20 a 22 de outubro em Acra, Gana, e centrar-se-á no tema: Os meios de comunicação social e o empoderamento das mulheres em África. Os dois primeiros dias do evento serão dedicados à discussão de vários tópicos sob o tema, enquanto o último dia será para os prémios anuais, que homenageiam os melhores trabalhos jornalísticos da África Ocidental.

Os participantes no evento deste ano irão explorar o papel dos media e do jornalismo na abordagem dos desafios que as mulheres enfrentam nas sociedades africanas, nomeadamente desafios relacionados com o acesso à educação, saúde e tecnologias; abusos tais como violência doméstica e casamentos de crianças; desigualdades na visibilidade, voz e participação; entre outros.

Os Prémios estão abertos a jornalistas da imprensa escrita, eletrónica e online nos países anglófonos, francófonos e lusófonos da África Ocidental. Os candidatos devem ser da África Ocidental, trabalhando com e para uma ou mais organizações de meios de comunicação social.

As candidaturas aos Prémios devem ter sido publicadas ou difundidas entre o período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2021.

A WAMECA 2022 distinguirá trabalhos de jornalismo de destaque na África Ocidental nas seguintes categorias:

Reportagens sobre telecomunicações e TIC

Reportagens sobre petróleo e gás

Reportagens empresariais e de PMEs

Reportagens Anticorrupção

Reportagens sobre saúde

Reportagens ambientais

Reportagens de investigação

Reportagens sobre direitos humanos

Reportagens sobre migrações

De acordo com o tema da WAMECA deste ano, uma nova categoria, “Reportagem de Empoderamento das Mulheres”, foi introduzida. A categoria procura distinguir e honrar jornalistas na África Ocidental que têm produzido relatórios analíticos e de alta qualidade para a promoção das mulheres e da igualdade de género. Esta categoria procura distinguir as reportagens que amplifiquem a voz das mulheres e destaquem as mulheres que estão a quebrar os estereótipos de género na região.

O prazo para a apresentação das candidaturas termina a 30 de junho de 2022, às 17.00 GMT. Os finalistas para os Prémios WAMECA 2022 serão anunciados a 1 de outubro de 2022.

Os candidatos interessados devem carregar os trabalhos publicados através do formulário de inscrição no website: www.mfwa.org/wameca. A entrada deve ser uma obra original publicada através de um meio de comunicação social na África Ocidental e deve indicar a data de publicação/transmissão e o meio em que a obra foi publicada. Os candidatos podem submeter trabalhos a um máximo de duas categorias. É permitido um máximo de duas entradas para cada categoria.

Os vencedores das várias categorias serão anunciados no dia 22 de outubro nos Prémios de Excelência dos Media da África Ocidental, no Swiss Spirit Alisa Hotel, em Acra, onde se realizará a cerimónia de entrega dos prémios. A Conferência incluirá sessões sobre questões de jornalismo de atualidade e proporcionará também oportunidades de trabalho em rede entre jornalistas, editores e peritos da África Ocidental.

As datas importantes são as seguintes:

Abertura das submissões – 3 de maio de 2022

Prazo para a apresentação de candidaturas: 30 de junho de 2022

Avaliação das entradas e seleção dos finalistas:  1-30 de agosto de 2022

Anúncio dos finalistas: 3 de outubro de 2022

Conferência: 20 -21 de outubro, 2022

Noite de Prémios: 22 de outubro de 2022

Envie a sua candidatura aqui. 

Visite www.mfwa.org/wameca ou envie-nos um e-mail para wameca[@]mfwa.org ou ligue para o MFWA pelo telefone +233 302 -555327

WAMECA é uma iniciativa da Fundação dos Media para a África Ocidental (MFWA). Destina-se a promover a excelência dos media na sub-região.