WAMECA – Media Foundation For West Africa

wameca-logoo

Jornalista nigeriana ganha o prémio de Jornalista do Ano na África Ocidental

Uma jornalista de investigação do jornal diário The Punch na Nigéria, Tessy Igomu, foi laureada como a Jornalista do Ano 2022 na África Ocidental.

Sendo a primeira mulher a ganhar o mais alto prémio, Tessy Igomu venceu a competição com 24 jornalistas pré-selecionados para os prémios deste ano na Conferência e Prémios de Excelência dos Meios de Comunicação Social da África Ocidental (WAMECA).

A sua história, que se centrou nas atividades da Yoyo Resources Recycling Limited Company, uma empresa chinesa de reciclagem de lixo, expôs como a poluição causada pela empresa causou danos à saúde de alguns residentes de Orimerunmu, uma comunidade adormecida no Estado de Ogun, no sudoeste da Nigéria.

Segundo a história da Sra. Igomu, todas as noites, enquanto o forno funciona à máxima para produzir óleo de pirólise, a partir de resíduos de pneus e de pirólise de plástico, chamas brilhantes iluminam a linha do horizonte, fazendo subir fumo escuro para a atmosfera.

«A fuligem gerada pelas atividades da empresa Yoyo é tão leve como o ar e muito volátil, e é facilmente soprada pelo vento, infiltrando-se por portas e janelas bem fechadas na comunidade sitiada. A fuligem também reveste toda a comunidade em pó preto, enquanto as palmas das mãos e os pés dos residentes usam uma marca registada e permanente de preto», o artigo da Sra. Igomu revelou.

A história levou o governo do estado a deslocalizar a empresa, trazendo alívio para as pessoas que suportaram fuligem do ar poluído durante três anos.

O artigo também ganhou o prémio na categoria de reportagens sobre o ambiente.

Para além de ter sido a primeira jornalista feminina a ganhar o respeitado prémio nos seis anos de história do evento, Tessy Igomu tornou-se também a segunda nigeriana a ser coroado Jornalista do Ano da WAMECA.  O primeiro foi Samad Uthman, do jornal Dataphyte, que partilhou os destaques com um ganês, Kwetey Nartey Nartey, no ano passado.

Sou uma pessoa ousada

Irradiante de sorrisos, a Sra. Igomu disse que a sua história galardoada era um resultado da sua determinação.

«Sou uma pessoa ousada. Quando dizem para não ir lá, é para lá que quero ir», disse ela à multidão animada no auditório cheio.

A mãe de dois filhos disse que tinha feito a sua história premiada numa altura em que estava grávida de oito meses.

Num forte apelo as jornalistas do sexo feminino, ela disse «pode partir o teto de vidro. Pode fazer tudo. Investigações é a minha vocação, é isso que eu faço, é isso que como. Está no meu sangue».

Tessy fez parte dos 25 finalistas selecionados por um júri entre 952 candidaturas de 16 países de toda a sub-região

Tessy fez parte dos 25 finalistas selecionados por um júri de 952 candidaturas de 16 países de toda a sub-região.

Mais jornalistas femininas

Os juízes da WAMECA esperavam que as reportagens fossem únicas em perspetiva, tivessem contexto e responsabilizassem o poder.

Uma membro do júri da WAMECA, Catherine Gicheru, enquanto elogiava as 25 finalistas, também lamentou o baixo número de jornalistas femininas que se candidataram aos prémios.

Por conseguinte, ela apelou aos proprietários dos meios de comunicação social para encorajar as suas jornalistas femininas a candidatarem-se aos prémios.

A sua homóloga do Senegal, Tidiane Sy, exortou os jornalistas a não confundirem reportagens profundas com reportagens longas e sinuosas com contexto que não acrescentam nada à história.

«Uma reportagem em profundidade pode ser curta e direta», disse ele.

 

A lista completa dos vencedores da WAMECA 2022:

Categoria: Jornalista do Ano da África Ocidental

Vencedora: Tessy Igomu

Imprensa: The Punch, Nigéria

Categoria: Reportagem sobre o ambiente

Vencedora:  Tessy Igomu

Imprensa: The Punch, Nigéria

Categoria: Reportagem Anti-Corrupção

Vencedor: Adeola Oladipupo

Imprensa: Freelance, Nigéria

 —

Categoria: Reportagem de saúde

Vencedora: Bassératou Kindo

Imprensa: Notícias Mousso, Burkina Faso

 —

Categoria: Reportagem sobre TICs

Vencedor: Amos Abba

Imprensa: Centro Internacional de Reportagem Investigativa (ICIR), Nigéria

 —

Categoria: Reportagem sobre empresas  

Vencedor: Oladeinde Adewoyin

Imprensa:  Tempos Premium, Nigéria

__

Categoria: Reportagem sobre Empoderamento das Mulheres

Vencedor: Nabole Ignance Ismael

Imprensa: Burkina24, Burkina Faso

__

 Categoria: Reportagem sobre os Direitos Humanos

Vencedor: Olatunji Ololade

Imprensa: A Nação, Nigéria

__

Categoria: Reportagem sobre Migração

Vencedor: Darcicio Francisco Jose Monteiro Barbosa

Imprensa: Bagunda TV/ TV Comunitária, Guiné-Bissau

__

Categoria: Reportagem de investigação

Vencedores: Kwetey Nartey & Seth Kwame Boateng

Imprensa: Grupo Multimédia Limitado, Gana

Organizada pela Fundação dos Media para a África Ocidental (MFWA), a WAMECA honra o trabalho exemplar, as investigações aprofundadas e a narração de histórias excecionais.

O Diretor Executivo da MFWA, Sulemana Braimah, no seu discurso de boas-vindas, esperava que «os prémios WAMECA continuem a inspirar e motivar os vencedores e, simultaneamente, inspirar outros a fazer mais».

A Embaixada dos EUA no Gana, MTN Ghana, Stanbic Bank, UNESCO Gana, a Fundação William e Flora Hewlett e a CFI Media Development patrocinaram a conferência e os prémios de três dias.

A WAMECA deste ano realizou-se sob o tema «Os Meios de Comunicação Social e o empoderamento das Mulheres em África».