WAMECA – Media Foundation For West Africa

wameca-logoo

WAMECA 2023: Convite à apresentação de reportagens

A Fundação dos Media para a África Ocidental (MFWA) está a solicitar submissões de reportagens para a 7ª edição da Conferência e Prémios de Excelência dos Media da África Ocidental (WAMECA).

A WAMECA 2023 terá lugar de 19 a 21 de outubro em Acra, Gana, e centrar-se-á no tema: «Media e Democracia em África».

Os dois primeiros dias do evento serão dedicados à discussão de vários tópicos sob o tema, enquanto o último dia será para os prémios anuais, que homenageiam os melhores trabalhos jornalísticos da África Ocidental.

Os participantes no evento deste ano irão explorar recessão democrática contemporânea em África e farão recomendações concretas para uma resposta continental coordenada a este retrocesso.

Os Prémios estão abertos a jornalistas da imprensa escrita, eletrónica e online nos países anglófonos, francófonos e lusófonos da África Ocidental. Os candidatos devem ser da África Ocidental, trabalhando com e para uma ou mais organizações de meios de comunicação social.

As candidaturas aos Prémios devem ter sido publicadas ou difundidas entre o dia 1 de janeiro 2022 e o dia 31 de dezembro de 2022.

A WAMECA 2023 distinguirá trabalhos de jornalismo de destaque na África Ocidental nas seguintes categorias:

Reportagens sobre direitos humanos

Reportagens/Jornalismo de investigação

Reportagens contra corrupção

Reportagens ambientais

Reportagens sobre saúde

Reportagens sobre telecomunicações e TIC

Reportagens sobre Negócios e PME

Reportagens sobre a migração

Reportagens sobre o empoderamento das mulheres

Reportagens sobre petróleo e gás

O prazo para a apresentação das candidaturas é o dia 30 de junho de 2023, às 17h00 GMT. Os finalistas para os Prémios da WAMECA 2023 serão anunciados no dia 3 de outubro de 2023.

Os candidatos interessados devem carregar os trabalhos publicados através do formulário de inscrição no website: www.mfwa.org/wameca. A entrada deve ser uma obra original publicada através de um meio de comunicação social na África Ocidental e deve indicar a data de publicação/transmissão e o meio em que a obra foi publicada. Os candidatos podem submeter trabalhos a um máximo de duas categorias. É permitido um máximo de duas obras para cada categoria.

Os vencedores das várias categorias serão anunciados no dia 21 de outubro nos Prémios de Excelência dos Media da África Ocidental, em Acra, onde se realizará a cerimónia de entrega dos prémios.

As datas importantes são as seguintes:

Abertura das submissões de reportagens: 3 de maio de 2023

Prazo para a apresentação de reportagens: 30 de junho de 2023

Avaliação das entradas e seleção dos finalistas:  1-30 de agosto de 2023

Anúncio dos finalistas: 3 de outubro de 2023

Conferência: 19-20 de outubro, 2023

Noite de Prémios: 21 de outubro de 2023

Envie a sua candidatura aqui. 

Visite www.mfwa.org/wameca ou envie-nos um e-mail para wameca[@]mfwa.org ou ligue para a MFWA pelo telefone ao +233 302 555 327.

WAMECA é uma iniciativa da Fundação dos Media para a África Ocidental (MFWA). Destina-se a promover a excelência dos media na sub-região.